27 de fevereiro de 2013

Estude de maneira inteligente

Ao estudar trompete, devemos aplicar a seguinte ideia: 'trabalhe de maneira inteligente, e não pesada'. Com o tempo limitado que muitas vezes dispomos, devemos utilizá-lo da melhor maneira possível, ou seja, da maneira mais inteligente possível.
Ao invés de estudar uma hora de escalas, uma hora de flexibilidade, uma hora de registros extremos (graves e agudos), uma hora de música clássica, uma hora de jazz, por que não tentar mesclar os exercícios, os estudos, para em uma hora cobrir mais de um fundamento de que necessitamos?
É algo muito simples, e que auxilia bastante. Um exemplo: quando estiver fazendo um exercício clássico como o Clarke Studies, por que não aproveitar e transforma-lo em algo além do que está escrito?
Você pode toca-lo uma vez como está escrito, e na segunda vez, tocar como sendo dominante. Você altera o 7o grau da escala até o fim do exercício (meio tom abaixo). Não é horrivelmente difícil, mas é o suficiente para fazer você pensar no que está tocando, e ver o exercício de uma maneira diferente, especialmente em tons mais difíceis. Você também pode tocar deixando a batida forte no 2 e 4, ou 1 e 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis